31.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Morre Sansão, cão que teve as patas decepadas e inspirou lei contra maus-tratos a animais

Publicado em:

- Anúncio -

O cachorro da raça pitbull, Sansão, que inspirou a criação da Lei Federal nº 14.064/2020 contra maus-tratos a animais, morreu nesta quarta-feira (11/12). Há quatro anos, o cão se tornou um símbolo após ter as patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão.

Em 2020, o cachorro pitbull Sansão, de 2 anos, teve as duas patas traseiras decepadas no bairro Capim Seco, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O cão pulou o muro do local onde ele ficava e entrou em confronto com o cão dos suspeitos. Para se vingarem, eles contaram as patas do animal com uma foice.

Em nota de pesar, compartilhada pela tutora de Sansão, Fernanda Braga, de 46 anos, informou que o cão partiu de maneira “súbita” durante a tarde. Ela chega a relatar que durante o passeio, o pitbull começou a passar mal. A causa exata do óbito ainda é incerta.

“Hoje (quarta-feira), com o coração apertado, compartilhamos a triste notícia do falecimento de Sansão, um cão que foi muito mais do que um animal de estimação; ele se tornou um símbolo de luta, resiliência e transformação”, escreveu a família.

Sansão e sua recuperação

Quatros anos depois da agressão, Sansão estava progredindo na recuperação. O cão estava em sessões de fisioterapia e mordedores para passar o tempo, e buscava a se adaptar à nova realidade.

Na época, a tutora Fernanda Braga contou que a principal mudança do cachorro foi comportamental, especialmente na presença de homens que ele não está habituado a ver. O cãozinho ainda sofria com as sequelas da violência, além da falta das patas traseiras.

Roer brinquedos era uma forma de aliviar o estresse gerado no dia a dia, além das dores que sentia constantemente.

Uso de prótese

Em 2021, Sansão recebeu uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doada pela associação de proteção animal Patas Para Você. Dois anos depois, ele ainda estava em fase de adaptação e não conseguia usá-la continuamente. O aparelho era usado nas sessões de fisioterapia e, duas vezes por semana, em casa.

“Ele me ensinou a ser forte, algo que eu não imaginava. Quando o vi pela primeira vez andando, só com as duas patas, fiquei surpresa. Aquilo me fez acreditar mais em Deus, ser mais forte e saber que tudo na vida tem jeito. Se uma pessoa quis fazer o mal, ele deu a outra face”, disse Fernanda, emocionada durante a visita da reportagem ao Estado de Minas, no ano passado.


Saiba mais: 

VÍDEO: Ônibus de rota fica destruído após colidir em traseira de caminhão na Av. Autaz Mirim

VÍDEO: Mulher invade casa e mata idoso a terçadadas em Manaus


Lei Sansão

Após o crime cometido contra Sansão, o Projeto de Lei nº 1.095/2019 se transformou na Lei Federal nº 14.064/2020 e batizada com o nome do cachorro. A ação foi uma alteração da lei de crimes ambientais, que agora inclui um capítulo sobre cães e gatos.

A norma endureceu a punição contra quem comete maus tratos, com condenação de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal. No caso de morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.

*Com informações de Estado de Minas e Correio Braziliense. 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Fucapi
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -