O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Muniz, destacou o trabalho dos novos 200 soldados aprovados em concurso da corporação no combate aos incêndios no Amazonas.
“Nós estamos consolidando uma formação de um ano desses novos 200 bombeiros militares, já foram inclusive empregados no sul do Amazonas em sua totalidade, ajudaram muito a combater os incêndios”, disse o coronel na manhã desta sexta-feira (06/12), durante a formatura dos militares no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
Leia mais:
“Nesse período, inclusive, já especializamos vários deles, já tem uma turma de mergulhadores atuando aqui na capital, nas ocorrências de mergulho, fazendo busca de pessoas, e o principal beneficiário desse aumento de efetivo, lógico que, além das estruturas que estão sendo melhoradas na corporação, o maior beneficiário é a sociedade, que ganha uma corporação mais robusta, com mais efetivo, mais qualificado e, certamente, entregando serviços de melhor qualidade”, declarou Muniz.
Após a formatura, os novos soldados serão distribuídos para atuar nas bases operacionais do Corpo de Bombeiros na capital e no interior. A inserção dos 200 soldados à tropa será de extrema importância para a execução do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), o qual será implantado em 21 municípios que, juntos, representam 92% dos focos de incêndio durante o verão amazônico. A ação será executada com recursos de R$ 45 milhões, oriundos do Fundo Amazônia.
Além dos 200 soldados formados, 53 três alunos do quadro de oficiais, que também ingressaram em dezembro de 2023 pelo concurso público, seguem a capacitação de duração de dois anos para que possam, posteriormente, assumir posições de comando dentro do Corpo de Bombeiros.