Foi lançado nesta segunda (2/12), o edital do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025: A solenidade, realizada no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, barro Compensa, zona oeste da cidade, contou com a presença do vice-prefeito Marcos Rotta.
Nesta edição, há recorde de bolsas ofertadas em edital único: 47.680. Este total está distribuído nas modalidades de compensação tributária, com descontos que variam entre 100% (integral), 75% e 50% do valor da mensalidade, e voluntária (quando não há nenhum abatimento em débitos de impostos devidos).
Rotta comentou o novo edital:
“Esse programa foi criado em 2009 e já beneficiou desde então 377 mil pessoas. Isso mostra que a gestão David Almeida está no caminho certo, ratificando o programa que foi criado pelo deputado federal Sidney Leite. Queremos transformá-lo não num programa de gestão, mas que fique e seja cada vez mais ampliado”.
Veja abaixo:
📌 Edital do Bolsa Universidade 2025 é lançado; "Programa beneficiou 370 mil", diz vice-prefeito pic.twitter.com/AXmYpecHLu
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 2, 2024
Leia mais:
Usuários do Bolsa Família são convocados para atualização do benefício
Acadêmica da UEA ganha bolsa de estudos na Universidade de Harvard
A consulta ao edital estará disponível a partir das 22h de hoje, no Diário Oficial do Município (DOM).
O período para inscrições será aberto às 10h do dia 9/12, se estendendo até as 13h do dia 16/12.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser brasileiro, nato ou naturalizado, residente em Manaus, com renda familiar per capita (por pessoa da família) não excedente a um salário mínimo e meio, e estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do Programa.
O candidato também deve ter ensino médio completo ou equivalente (ou concluir até o dia 31/12/2024) e não possuir diploma de curso superior ou estar matriculado em IES pública. Além disso, não podem participar beneficiários de programa de graduação mantido pelo poder público ou pela iniciativa privada.
Na gestão do prefeito David Almeida, o PBU já ofertou 152.676 oportunidades de acesso ao ensino superior em instituições de ensino particulares, por meio de compensação tributária e/ou na modalidade voluntária, na qual não há abatimento em débitos tributários.