A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta sexta-feira (29/11) a apreensão de 21 kg de ouro em barras durante uma abordagem a um carro na noite da última quarta-feira (27/11) no município de Rorainópolis, na região Sul de Roraima. Distribuído em 33 barras, o minério apreendido é avaliado em mais R$ 10,3 milhões. Duas pessoas foram presas.
Segundo os agentes rodoviários federais, o veículo era conduzido por uma mulher, de 33 anos, e também ocupado por um homem, de 25 anos. A dupla saiu de Manaus, e seguiam com destino a capital de Roraima, Boa Vista.
Leia mais:
Real Madrid e Vini Jr. não comparecerão à cerimônia do Bola de Ouro 2024
Dois homens são presos com mais de 2kg de ouro nas proximidades do aeroporto de Japurá
Durante a ação, a mulher e o homem deram respostas e informações divergentes, o que levantou suspeitas por parte da equipe. Além disso, durante buscas pelo veículo, os agentes perceberam alterações em algumas partes do veículo e encontraram pacotes lacrados com fita plástica, onde se encontravam o ouro.
Os envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados para a sede da Polícia Federal em Boa Vista para as providências legais. A origem do ouro ilegal será investigada.
Desde o início da Operação Omawe, em fevereiro de 2023, a PRF atua em conjunto com outros órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a Polícia Federal (PF), além de instituições estaduais, para combater o garimpo ilegal em Terras Indígenas na Amazônia.
No trabalho de fiscalização, materiais encontrados para a extração de madeira, ouro e outros minérios de forma ilegal, como máquinas, combustíveis e aeronaves são inutilizados. As forças de segurança também apreendem armas de fogo.
Veja vídeo: