O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um apelo público ao Supremo Tribunal Federal (STF) em busca de um acordo para a concessão de anistia tanto a ele quanto aos presos pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Oeste Sem Filtro , na quinta-feira (28/11).
Segundo Bolsonaro, a medida seria essencial para promover a pacificação do país e superar os conflitos políticos e judiciais que marcaram os últimos meses. O ex-presidente afirmou que sua proposta é uma busca uma trégua, que inclui investigações realizadas pela Polícia Federal (PF) contra ele e apoiadores.
“Para nós pacificarmos o Brasil, alguém tem que ceder. Quem tem que ceder? o senhor Alexandre de Moraes. […] O ódio é nosso ou do lado de lá? Eu apelo, ministros do Supremo Tribunal Federal, por favor, repensem”fdeclarou Bolsonaro, referindo-se ao ministro do STF que conduz inquéritos relacionados aos atos antidemocráticos.
📌 Bolsonaro faz apelo ao STF: "Por favor, repensem, vamos partir para uma anistia" pic.twitter.com/tJNAKZG0xS
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 29, 2024
A proposta de anistia mencionada por Bolsonaro inclui os presos pela participação direta nos ataques às sedes dos Três Poderes, além de financiadores das manifestações que culminaram nos episódios de vandalismo e invasão.
Saiba mais:
- “Bolsonaro é um covarde, um medroso”, diz presidente do PT sobre suposto plano de golpe não ter sido concretizado
- PT pede arquivamento do projeto que anistia condenados pelos atos de 8/1