O sinal de 5G começou a ser transmitido hoje, dia 6, em território brasileiro, sem interferência de outras frequências. Brasília é a primeira cidade a oferecer o sinal, cujo funcionamento foi aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) na última segunda, dia 4.
A tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. Trata-se da próxima geração da internet móvel, que permitirá a “internet das coisas”: o 5G tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.
Leia mais:
Prefeitura sanciona lei da internet 5G para Manaus
Usuários reclamam de instabilidade no sinal de internet em Manaus
A princípio, deverão ser instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do DF. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.
Para acessar a tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel disponibilizou uma lista de aparelhos celulares compatíveis com o sinal 5G puro, acesse aqui.
As próximas capitais a receber o 5G, segundo a Anatel, deverão ser Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, ainda sem data exata para tal. No início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.