A partir de janeiro de 2025, mil novos policiais militares vão atuar no policiamento ostensivo no Amazonas. Os novos policiais foram aprovados em 2022, após 11 anos sem a realização de concurso público pelo estado. O ingresso do grupamento na tropa é mais uma ação do programa Amazonas Mais Seguro, visando o fortalecimento das Forças de Segurança do Amazonas.
A formatura dos agentes aconteceu nesta quarta-feira (27/11), na Arena Amadeu Teixeira, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, e contou com a presença do governador do Estado, Wilson Lima.
A formatura acontece depois dos agentes concluírem o curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), os alunos passam a ser soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), integrando o quadro efetivo.
“É por isso que a gente se preocupou muito em fazer uma preparação que pudesse ser a altura da realidade em que a gente enfrenta, então hoje (quarta-feira) estamos colocando nas ruas uma das turmas mais bem preparadas em todos os tempos”, anunciou Wilson Lima.
Além disso, ainda estão em processo de formação 100 oficiais agentes que concluíram o primeiro ano de curso, de um total de três anos.
“Com relação a contratação de novos policiais, bombeiros, policiais civis e servidores da Secretaria de Segurança Pública nós estamos fazendo um estudo juntamente com a Secretaria da Fazenda, mas o meu desejo é que a gente venha aqui fazer a entrega de mais uma turma da polícia militar”, explicou Lima.
Assista a declaração completa:
📌 Mil novos policiais vão reforçar a segurança pública no Amazonas a partir de 2025, anuncia Wilson Lima pic.twitter.com/Xu7tzud8HO
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 28, 2024
Saiba mais:
Justiça condena Prefeitura de Manaus a fazer reparos em ponte do Parque dos Bilhares
Prefeito de Borba ignora ordem e pode ser penalizado novamente pelo TCE-AM
Amazonas Mais Seguro
Os concursos públicos fazem parte dos investimentos previstos pelo programa Amazonas Mais Seguro. Desde 2019, o governador Wilson Lima já investiu na Segurança Pública de todo o Amazonas o montante de R$ 1 bilhão, consolidando as polícias do Amazonas entre as mais bem equipadas e remuneradas do Brasil. Conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Polícia Militar do Amazonas possui o 5º maior salário bruto do País.
Os recursos passam pela melhoria na infraestrutura, aquisição de novas tecnologias para o combate à criminalidade, incremento e modernização do arsenal bélico das Polícias Civil e Militar, além de medidas para valorização de recursos humanos. O montante também foi repassado para aquisição de armamentos, munições, drones e instalação do Sistema “Paredão”, que hoje conta com mais de 600 câmeras nas ruas de Manaus.