Na recentemente divulgada lista dos 100 melhores vinhos do ano da revista especializada norte-americana Wine Spectator, o vinho tinto chileno Don Melchor 2021, um Cabernet Sauvignon da Viña Don Melchor, ficou em 1º lugar em 2024. A safra do icônico rótulo chegou ao Brasil em junho deste ano e pode ser comprada por R$ 1.399,00 no e-commerce oficial do Don Melchor no país, sendo que atualmente a garrafa de 750 ml está com o valor promocional de R$ 1.199,00.
Para liderar o ranking da renomada publicação, o vinho produzido em Puente Alto, no Vale do Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes, no Chile, foi avaliado entre cerca de 10,5 mil vinhos de todo o mundo. Assinado pelo enólogo Enrique Tirado, o Don Melchor é elaborado com 93% de Cabernet Sauvignon, 4% de Cabernet Franc e 3% de Merlot.
Durante 12 meses, a equipe da Wine Spectator avaliou as bebidas pelos critérios de qualidade, valor, disponibilidade e potencial de surpreender. E conforme a descrição da revista, a safra 2021 do Don Melchor tem um núcleo “ricamente texturizado de sabores de framboesa e ameixa”, que mostra “precisão e acidez suficiente para manter o final navegando em torno de taninos bem integrados e toques de cacau”.
Leia mais:
Mulher é presa por sabotar adega após demissão na Espanha
Vinícola do RS lança venda de espumante, ‘Il Mito’, em homenagem a Bolsonaro para todo o Brasil
Em nota, a vice-presidente de Vinhos Finos da Viña Concha y Toro, Isabel Guilisasti, destacou a posição do vinho chileno na revista. “Don Melchor soube carregar com orgulho, excelência e elegância um grande Cabernet Sauvignon chileno, cuja origem e legado remontam a mais de 150 anos de história, e cujas videiras foram trazidas de Bordeaux, na França”, comentou.
Na publicação da Wine Spectator, nenhum vinho brasileiro entrou no ranking dos melhores do mundo de 2024. Mas há seis rótulos da América Latina na lista da revista dos Estados Unidos, sendo três vinhos chilenos, o que já inclui o Don Melchor, e três argentinos.