Para quem está procurando emprego, aproveitar todas as ferramentas do LinkedIn pode fazer a diferença. Veja a seguir cinco estratégias para usar a rede profissional de modo eficaz, para construir sua marca pessoal e garantir novas oportunidades.
-
Otimize seu perfil para ser encontrado
Especialistas orientam que seu perfil deve ser impecável, pois ele representa muitas vezes o primeiro contato que recrutadores e empregadores terão com você. Por isso preste atenção a itens como:
- Título: Vá além do seu cargo atual e inclua palavras-chave relacionadas às funções que deseja ocupar. Isso aumenta suas chances de ser encontrado em pesquisas.
- Resumo: Destaque sua experiência, principais conquistas e aspirações de carreira, usando um tom pessoal, mas profissional, que diferencie você.
- Foto de perfil: Escolha uma imagem profissional que transmita confiança e, ao mesmo tempo, acessibilidade.
- Habilidades: Certifique-se de que sua lista de competências reflete seus principais conhecimentos, o que te ajuda a melhorar sua visibilidade nas buscas.
2. Construa sua rede de contatos e engaje
Networking, hoje em dia, é importantíssimo para acessar oportunidades. Então…
- Conecte-se com colegas, líderes do setor e antigos gestores que possam atestar suas capacidades.
- Engaje-se ativamente com sua rede: comente posts, parabenize colegas, compartilhe artigos relevantes e crie conteúdos próprios.
- Publique ao menos uma vez por semana sobre tópicos do seu setor e participe de grupos profissionais ativos. Essas ações aumentam sua visibilidade e fortalecem sua imagem como líder e especialista em determinado assunto.
Leia mais:
Desemprego cai para 6,8% no trimestre encerrado em julho: É menor taxa desde 2012
3. Use os filtros da ferramenta “Vagas” de acordo com a sua experiência
- Filtros avançados: Busque posições específicas por nível de habilidade, setor, localização ou porte da empresa.
- Alertas de vagas: Configure notificações para não perder novas oportunidades em empresas ou cargos específicos.
- Páginas de empresas: Monitore contratações diretamente e identifique contatos dentro dessas organizações.
4. Entre em contato com recrutadores e gestores
Não hesite em abordá-los diretamente, então:
- Identifique os contatos certos: Procure responsáveis pelo setor ou recrutadores especializados na sua área.
- Personalize sua mensagem: Mostre interesse genuíno na empresa e alinhe suas habilidades com as necessidades do negócio. Seja breve, profissional e objetivo.
5. Aproveite as ferramentas de criação de conteúdo do LinkedIn
Criar conteúdo regularmente serve para demonstrar conhecimento e interesse em se manter atualizado.
- Publicações: Escreva artigos ou compartilhe atualizações sobre tendências do setor, posicionando-se como um especialista.
- Insights: Se seu mercado está em transformação, compartilhe experiências e reflexões sobre como enfrentar mudanças.
- Postagens curtas: Comentários sobre notícias, projetos recentes e questões mais pessoais também podem reforçar sua presença. Apenas se certifique de que o assunto é pertinente para uma rede profissional como o LinkedIn.
O LinkedIn é mais do que uma rede de contatos; é uma plataforma para gerenciar sua marca pessoal e descobrir oportunidades. Por isso, estratégias como essas são fundamentais para se destacar num mercado competitivo.
*Com informações de Forbes