O presidente da Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas, Elvys Damasceno, informou a decisão da diretoria em expulsar o professor Alcenor Alves Soeiro, 56, preso suspeito de abusar e explorar sexualmente de seus alunos.
No vídeo divulgado nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (25/11), o presidente ainda afirma que as acusações são graves e que a federação vai solicitar a “cassação da faixa do técnico”, em âmbito estadual, nacional e internacional.
“A nossa decisão foi realmente pela expulsão dessa pessoa, que não pode mais ser chamada de professor no meio do jiu-jítsu. Pedir a cassação da faixa dele, tanto no nível estadual, nacional e internacional. Nós que somos da Federação do Jiu-Jítsu do Amazonas vamos fazer esse pedido a CBJJ e IBJJF, que é válida no mundo todo. Temos autonomia para requerer realmente esse pedido. Estamos fazendo o documento para retirar o direito dele de ser professor, para que não tenha acesso para dar aulas a crianças e adolescentes, para que nenhuma barbaridade aconteça mais”, disse o presidente da federação sobre a expulsão e o pedido de cassação de faixa para a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro, onde o suspeito é federado.
Em nota no instagram, a FJJAM afirmou não compactuar com as atitudes do professor. A federação vai oferecer cursos de combate ao abuso sexual.
“Afirmamos que a entidade não compactua com qualquer tipo de violência, muito menos de crianças e jovens. Vamos oferecer cursos de conscientização e combate a exploração sexual infantil e promover campanhas em parceria com os órgãos oficiais competentes”, diz trecho da nota assinada pela diretoria da federação.
A prisão do suspeito foi realizada no último sábado (23/11), enquanto participava de uma competição como treinador de crianças e adolescentes, em Balneário Camboriú (SC). O homem teve um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça do Estado do Amazonas e era considerado foragido. Segundo a Polícia Civil, Alcenor planejava fugir para Dubai.
Veja vídeo da FJJAM: