A Polícia Federal deflagou na manhã de hoje a “Operação Enxurrada”, cumprindo mandados de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Goiás e no Distrito Federal. A operação é resultado de investigações a respeito de fraudes em licitação para fornecimento de água mineral a cidades afetadas pela cheia no Amazonas em 2017.
Na operação, a PF cumpre hoje 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas, sendo oito em Manaus, quatro em Anápolis (GO) e um no Distrito Federal.
Leia mais:
Polícia faz reconstituição dos assassinatos de Bruno e Dom em Atalaia do Norte
Prefeitura assina acordo de cooperação com Polícia Rodoviária Federal
As irregularidades foram detectadas em auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) no contrato para fornecimento de água mineral à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em 2017. O contrato foi celebrado pelo valor de R$ 4.999.991,55 e firmado com o objetivo de fornecer apoio a municípios do Amazonas em estado de emergência devido à cheia daquele ano. Cheia esta que motivou a Funasa a contratar empresa para fornecer água mineral aos municípios e famílias afetados pela inundação.
O inquérito policial indica que houve “direcionamento e sobrepreço” na contratação da empresa investigada. Conforme a CGU, as irregularidades representaram um prejuízo de, no mínimo, R$ 1.909.181,50 aos cofres públicos.