Nesta quarta-feira (30) está previsto um encontro entre representantes indígenas do Vale do Javari com deputados e senadores. A reunião acontecerá no munícipio de Atalaia do Norte, interior do Amazonas, e terá como foco investigar o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.
A comissão de parlamentares formada para investigar o crime, também discutirá com as lideranças locais o aumento da criminalidade na região do Vale do Javari, bem como os atentados contra os povos que acontecem com frequência na área.
“A comissão externa pretende, nessa diligência, conversar e ouvir as representações indígenas, órgãos públicos, federais e estaduais”, disse o deputado e coordenador do colegiado, José Ricardo (PT).
Já estão agendados encontros com lideranças indígenas da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vala do Javari), Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Opi (Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato), entre outras organizações.
Após o encontro, os parlamentares irão ao município de Tabatinga, onde se ouvirão os órgãos responsáveis pelas investigações do caso.
Veja também:
CPI do MEC: Pacheco vai deliberar sobre abertura de comissão na próxima semana
Audiências públicas
Com o objetivo de esclarecer o máximo de fatos relacionados ao caso, a comissão aprovou a realização de audiências públicas para ouvir indígenas, indigenistas e pesquisadores a cerca das condições em que vivem e trabalham no Vale do Javari.
O grupo também deve conversar com dirigentes de instituições governamentais, como o Ministério da Justiça, a Funai (Fundação Nacional do Índio) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).