Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça, 28, compilam informações sobre a violência no país. De acordo com o levantamento, Manaus teve aumento de 48,9% no número de mortes violentas entre 2020 e 2021 e hoje se caracteriza como uma das capitais mais violentas no país.
Enquanto o Anuário apontou uma redução de 6% nos números de mortes violentas no país, a Região Norte apresenta crescimento da violência – a única do país que registrou aumento de homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e assassinatos em ações da polícia.
Leia mais:
Amazônia tem 13 das 30 cidades mais violentas do país, segundo levantamento
Superintendente da PF não descarta haver mandante nos assassinatos de Bruno e Dom
A capital do Amazonas está entre as seis capitais que apresentaram alta nas mortes violentas. Além de Manaus, também estão na lista Macapá (31,2%), Boa Vista (9,9%), Porto Velho (8,6%), Teresina (9,5%) e Salvador (3,4%). Das seis, quatro estão na região Norte do país.
Segundo o Monitor da Violência, a associação do narcotráfico com crimes ambientais, a disputa de territórios entre facções criminosas e a falta de coordenação entre autoridades estaduais e federais tem levado ao aumento da violência na região Norte.