27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Amazônia tem 13 das 30 cidades mais violentas do país, segundo levantamento

Publicado em:

- Anúncio -

Hoje, dia 28, foi divulgado o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que compilou dados da violência entre os anos de 2019 e 2021. De acordo com o estudo, a Amazônia possui 13 das 30 cidades mais violentas do Brasil.

O estudo elaborou o ranking usando como referência o índice de mortes a cada 100 mil habitantes. Neste ano, a novidade foi a inclusão de municípios pequenos, com um cálculo proporcional relacionando a quantidade de moradores e as mortes violentas intencionais, incluindo homicídio doloso, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e assassinatos em ações da polícia.


Leia mais:

Durante velório do marido, viúva de Dom Philips alerta sobre riscos na defesa da Amazônia

Superintendente da PF não descarta haver mandante nos assassinatos de Bruno e Dom


Das 30 cidades mais violentas do país, há 19 rurais, oito intermediárias e três urbanas. O Pará é o estado que lidera o ranking (7 cidades), seguido de Bahia e Rio Grande do Norte (5 cidades cada um) e Ceará (4 cidades).

De acordo com Renato Lima, presidente do Fórum:

“Com três anos, dá para dizer que a violência está presente no território. E é a média dos últimos três anos, não algum episódio pontual. Nem países em guerra têm essa taxa. O fenômeno da violência está se interiorizando para municípios com menos de 100 mil habitantes. E a Amazônia é a síntese desse quadro de violência extrema no Brasil”.

No ano passado, o Brasil registrou 47,5 mil mortes violentas e a taxa chegou a 22,3 mortes para cada 100 mil habitantes — uma queda de 6,5% em relação a de 2020 (23,8, quando houve registro de 50,4 mil assassinatos). Trata-se do menor índice da série histórica, iniciada em 2011. No entanto, a região Norte é a única do país em que, na contramão, o índice tem crescido: 9% de aumento em relação ao ano passado, com o Amazonas sendo o estado com crescimento mais acentuado. O relatório é publicado justamente no mesmo mês em que foram assassinados o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, num crime que alcançou repercussão mundial.

Via UOL.
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Siga-nos no X

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -