Um homem foi preso preventivamente após publicar um vídeo nas redes sociais chicoteando um homem negro com um cinto em troca de R$ 10. O caso aconteceu em frente a um bar no Centro de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
O video teria sido gravado por volta do dia 10 de novembro, mas começou a circular na internet na quarta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra.
O agressor, José Maria Vilaça, de 44 anos, disse à TV Globo, que o vídeo foi gravado há cerca de 15 dias com o consentimento do homem agredido. E ainda afirmou que ambos são usuários de drogas e que, naquele dia, os dois usaram entorpecentes.
Nas imagens, José, vestindo camisa branca, oferece dinheiro ao homem para dar dois golpes de cinto em suas costas.
“Quer usar droga, não quer trabalhar não? Vai querer os dez? Vem cá. E outra coisa, viu, meus seguidores da internet, isso aqui não é escravidão, não é pela cor dele não, porque para Deus todo mundo é preto, branco, cor-de-rosa. Isso é para você ver a safadeza, o que o vício gera”, declara.
Veja o momento:
📌Em MG, homem é preso após pagar R$ 10 a homem negro para chicoteá-lo com cinto pic.twitter.com/FNSXYAavxi
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 23, 2024
Inicialmente, a vítima, Djalma Rosa da Costa, de 45 anos, havia sido identificada pela Polícia Militar (PM) como uma pessoa em situação de rua e, segundo o próprio agressor, é dependente de drogas.
Porém, a Prefeitura de Itaúna informou que Djalma não é morador de rua. Tem casa e familiares e faz acompanhamento para dependência química no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) desde 1995.
Saiba mais:
‘Bando dos cheirosos’: grupo é filmado furtando perfumes em loja no Centro de Manaus
Idosa de 65 anos desaparece no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus
José foi localizado pela Polícia Militar e conduzido à delegacia. Ele teve a prisão preventiva decretada após prestar depoimento.
A Delegacia de Itaúna instaurou um inquérito para investigar os crimes de racismo e tortura.
*Com informações de G1.