Acontece neste fim de semana (25 e 26 de junho) a I Mostra ArteNaMata de Cultura e Economia Criativa, coordenada pelo artista visual Zeca Nazaré. A mostra promete movimentar a comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada a 20 minutos de barco de Manaus.
O projeto, contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2021 – Prêmio “Amazonas Criativo”, do Governo do Estado do Amazonas, já tem confirmado 20 artistas e empreendedores da comunidade do Livramento e entorno, que estarão expondo seus produtos das 10h às 16 horas.
Leia mais:
Obra de arte gigante transforma fachada do Bumbódromo de Parintins
Corrida comemorativa do Teatro Amazonas reúne 1.500 atletas
Além dos trabalhos e serviços disponíveis para venda, como quadros, utensílios de madeira, cestaria, artesanato e pintura corporal indígena, a primeira edição da mostra também tem o objetivo de movimentar restaurantes e pousadas locais, além de potencializar os passeios turísticos nas comunidades do entorno. Os visitantes podem ainda conhecer os ateliês ArteNaMata e a Casa do Artesão.
Dentre os artistas convidados que estarão presentes na mostra, tem-se o parintinense Luiz Salgado, morador da comunidade do Livramento há mais de dez anos; Dhiani Pássaro, artista visual da etnia Wanano, morador da comunidade Benezér; o músico e luthier Manoel Sidronio; Antônio Sodré, músico e artesão.
Para chegar à comunidade:
Diariamente, voadeiras (pequenos barcos) partem da Marina do Davi, localizada depois do Tropical Hotel. O trajeto até a comunidade Nossa Senhora do Livramento dura cerca de 20 minutos, num passeio pelo rio Negro e igarapés do Tarumã. A passagem ida e volta, por pessoa, custa R$ 12. Há restaurantes e hospedagens na comunidade.