Com o objetivo de levar informação aos consumidores sobre os seus direitos e alertar sobre promoções enganosas durante todo o período da Black Friday, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) realizou, nesta terça-feira (19/11), uma ação fiscalizatória em um centro de compras localizado na zona leste de Manaus.
Na ação, foram distribuídos panfletos com dicas para não cair nas propagandas enganosas durante esta época.
O Diretor-Presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, destacou a importância de redobrar a atenção nessa época do ano.
“Durante a Black Friday, é essencial que os consumidores façam compras de forma consciente e verifiquem se as promoções realmente representam descontos vantajosos”, afirmou.
Leia mais:
Procon-AM lança formulário de denúncias para combater possíveis práticas abusivas e fraudes
Feirão Amazonas Meu Lar: famílias com dívidas de água e luz serão atendidas pelo Procon
Fraxe também ressaltou a necessidade de denunciar práticas abusivas com provas, como fotos, vídeos ou impressões, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
A Black Friday é uma campanha promocional originada nos Estados Unidos, que acontece em novembro, e no Brasil ganhou grande adesão. Por esse motivo, é fundamental que os consumidores fiquem atentos para não serem vítimas de “propagandas enganosas”.
O Chefe de Fiscalização, Pedro Malta, destaca que essas operações de fiscalização são essenciais para combater possíveis abusos relacionados à publicidade, garantindo mais transparência.
“Nosso objetivo é garantir que, ao entrarem nas lojas, os consumidores encontrem os produtos com publicidade e preços corretos. Além disso, é importante lembrar que o maior fiscal é o próprio consumidor, que deve estar sempre atento e vigilante”, disse.
Formulário de denúncias
O Procon lançou, na segunda-feira (18/11), um novo formulário de denúncias para facilitar a comunicação entre a população e o órgão de defesa do consumidor.
O link de acesso está disponível no site oficial do Procon-AM, por meio do https://www.procon.am.gov.br/. No site, o consumidor pode relatar irregularidades e práticas abusivas de forma rápida e detalhada com fotos e capturas de tela.