A Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Saúde informou que está orientando todos os estabelecimentos da rede pública e privada de saúde relacionados a atendimento à população sobre possíveis sinais e sintomas da varíola dos macacos. A recomendação faz parte do alerta de risco emitido na última segunda-feira (13) pelo centro de informações estratégicas de vigilância em saúde.
No Brasil há 13 casos notificados a respeito da varíola, mas apenas três foram confirmados.
De acordo com a secretaria, a Organização Mundial de Saúde – OMS, já reconheceu o uso da vacina contra varíola para públicos prioritários como profissionais da saúde especialistas mas espera um posicionamento do Ministério Público quando a conduta adotada no país além da chegada da vacinação em massa no país.
Orientações
O alerta fala sobre pessoas que apresentem febre súbita maior que 38,5°, adenomegalia (aparecimento de gânglios), além de erupção cutânea na pele seguidos de dor nas costas perda ou diminuição da força física e dor de cabeça.
Atenção fica por conta disso de indivíduos que tem um contato próximo e e sem proteção respiratória além de contato físico direto com a pessoa ou material contaminado ou que tenha viajado para um país endêmico nos últimos 22 dias após o aparecimento dos sintomas.