O capitão da Polícia Militar, Francisco Bruno Furtado, se entregou à polícia nesta sexta-feira (15/11), no município de Boca do Acre, no interior do Amazonas. Ele é suspeito de envolvimento em um grupo criminoso no Estado.
Francisco Furtado estava foragido desde quarta-feira (13/11), quando foi deflagrada a Operação Joeira pelo Ministério Público (MPAM) que investiga a participação de policiais militares, um policial civil e civis em diversos crimes cometidos no interior do Amazonas.
Leia mais
Cocaína “escondida” em Sacos de Tapioca: cinco pessoas são presas em Operação na Baixada Santista
O capitão da PM foi levado para para o município de Humaitá. Ele deve passar por audiência de custódia e aguardará os procedimentos cabíveis.
A investigação revelou a suposta prática de crimes como associação criminosa, furto qualificado, falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva, que teriam sido cometidos por agentes públicos usando de suas funções para obter vantagens ilícitas e desviar recursos públicos. Entre os denunciados, destaca-se um oficial intermediário da Polícia Militar de Boca do Acre e outros membros do efetivo que, segundo as apurações, utilizavam a estrutura pública para práticas criminosas, incluindo o recebimento de “rachadinhas”.
A operação apreendeu mais de R$ 30 mil e diversos bens de luxo em condomínio de alto padrão situado em Manaus, além da apreensão de material com características de substância entorpecente.