O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia foi entregue nesta segunda-feira (06/06) ao diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Jalil Fraxe.
O documento propõe medidas para adequação das irregularidades identificadas ao longo dos oito meses de CPI na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre as principais questões levantadas pela CPI, estão as cobranças de valores abusivos pelos medidores de energia, falta de manutenção elétrica e a violação da legislação que proibia cortes durante a pandemia de Covid-19.
Leia mais:
Presidente da Aleam recebe relatório da CPI da Amazonas Energia
Sinésio entrega relatórios com apurações da CPI da Amazonas Energia
O presidente da CPI, deputado Sinésio Campos, apresentou também uma cartilha cidadão com orientações ao consumidor. Ele afirmou:
“Estou aqui agradecendo pessoalmente ao Jalil e à equipe (do Procon-AM), que, em nenhum momento, negou apoio técnico para a CPI”.
Já Fraxe acrescentou:
“A concessionária de energia elétrica é a empresa mais reclamada, é a empresa que tem mais autos de infração dentro do Procon-AM. A população amazonense pode contar com o Procon-AM, pode contar com a Assembleia Legislativa, pode contar com o Governo do Estado, porque nós estamos trabalhando em parceria”.
O relatório final da CPI da Amazonas Energia também foi entregue ao Ministério Público (MPE-AM).