O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kássio Nunes Marques emitiu liminares ontem, dia 2, suspendendo a cassação do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR) e do deputado federal José Valdevan de Jesus, também conhecido como Valdevan Noventa (PL-SE). Ambos são aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL).
As decisões são provisórias e efetivamente derruba entendimento anterior do plenário da corte usado como exemplo do combate a fake news. Agora, ambos os casos deverão ser julgados pelo plenário do STF. Isso abre novo capítulo da crise permanente entre o STF e Bolsonaro. Nunes foi indicado para a corte por Bolsonaro.
Leia mais:
Ministros do STF e militares conversam sobre suposto golpe
Bolsonaro afirma que só irá a debates no segundo turno da eleição
Francischini, por exemplo, havia sido cassado no último outubro por ter publicado vídeo no dia das eleições em 2018 no qual afirmava que as urnas eletrônicas haviam sido fraudadas para impedir votos em Bolsonaro. A decisão contra Francischini teve placar de 6 a 1 no ano passado.
O presidente do STF, ministro Luiz Fux, deve pautar o caso no planário assim que o processo for liberado para julgamento.