O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony J. Blinken, estará na comitiva com o presidente norte-americano Joe Biden em viagem a Manaus, na próxima semana. Ele viajará para Bruxelas, para reuniões com membros da OTAN e da União Europeia nos dias 12 e 13 de novembro, com o objetivo de discutir o apoio à Ucrânia em sua defesa contra a agressão russa.
Blinken seguirá então para Lima, Manaus e Rio de Janeiro, para se juntar ao presidente Biden na cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) e na Cúpula de Líderes do G20, de 14 a 19 de novembro. Em Lima, o secretário e a representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai, se reunirão com seus homólogos membros da APEC sob o tema “Empoderar. Incluir. Crescer.”
Leia mais:
Joe Biden deve visitar Manaus em novembro antes do G20 no Brasil
Após ser eleito, Donald Trump se encontrará com Joe Biden na quarta-feira (13)
O presidente Biden e o secretário Blinken reafirmarão o compromisso dos EUA em promover um crescimento sustentável e inclusivo e em empoderar comunidades na região Ásia-Pacífico.
Após os compromissos da APEC, o presidente Biden e o secretário Blinken viajarão para o Rio de Janeiro para participar da Cúpula de Líderes do G20, onde discutirão o combate à fome e à pobreza, a transição energética, o desenvolvimento sustentável e a reforma das instituições de governança global.
A Cúpula de Líderes do G20 reunirá líderes das 20 principais economias, outros países convidados, a União Europeia, a União Africana, organizações internacionais e instituições financeiras multilaterais.