Milhares de pessoas se reuniram hoje, dia 2, nos arredores do Palácio de Buckingham, em Londres, Inglaterra, para a cerimônia do Jubileu de Platina, a festividade que celebra os 70 anos do reinado de Elizabeth II. A rainha compareceu hoje para a abertura da cerimônia. Até domingo, deverão ocorrer mais de 200 mil eventos durante o Jubileu, que contará com milhões de participantes e um bilhão de telespectadores.
Acompanhada por seu primo, o duque de Kent, coronel da Guarda Escocesa, a rainha saudou os quase 1.500 militares da Guarda Real presentes na abertura, com bandas musicais e cavalos. 70 aviões da frota britânica, incluindo réplicas de aeronaves da Segunda Guerra Mundial, sobrevoaram os céus de Londres.
Leia mais:
Elizabeth II quebrará tradicional protocolo pela primeira vez na história
Rainha da Inglaterra não morreu, site folha de SP erra na publicação
A rainha Elizabeth II tem 96 anos de idade. A cerimônia acontece em meio a boatos sobre seu estado de saúde – ela contraiu Covid no início do ano – e escândalos recentes envolvendo membros da família real, e a celebração tem por objetivo melhorar a imagem da monarquia entre os britânicos.
O príncipe Andrew, de 62 anos, não aparecerá na celebração – ele está afastado da vida pública devido à acusação de abuso sexual contra uma menor nos Estados Unidos. O príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle estão em Londres para celebrar a data, mas não deverão ser vistos no momento. Eles se afastaram da realeza em 2020 e fizeram críticas à família real.
Via G1.