O governador Wilson Lima apresentou nesta segunda-feira (11/11), novo balanço de ações da Operação Estiagem 2024. Os dados foram divulgados após reunião de órgãos que compõem o Comitê de Enfrentamento à Estiagem, instituído pelo Governo do Amazonas para minimizar os impactos da seca e monitorar as medidas de enfrentamento às queimadas no estado.
Segundo o balanço, mais de 200 mil famílias foram afetadas pela seca em todo o Amazonas. O número equivale a 800,4 mil pessoas impactadas.
Em ajuda humanitária, mais de 3 mil toneladas em cestas básicas foram destinadas para os 62 municípios do estado e 202,1 toneladas de medicamentos. Ainda foi destacado no balanço o programa Merenda em Casa, que distribuiu kits para 23 municípios do estado. Também foram instalados 41 purificadores de água e disponibilizadas 4.150 caixas d’água para armazenamento.
Leia mais:
Estiagem: Prefeitura anuncia pagamento de auxílio para permissionários da Ponta Negra
Seca no AM ameaça manejo do pirarucu: Organizações pedem ajuda em carta aberta
Ainda segundo informações do Comitê de Enfrentamento, três calhas de rios começaram a indicar processo de enchente: Alto Solimões, Juruá e Purus. As calhas do Baixo Amazonas, Baixo Solimões, Negro, Médio Amazonas, Médio Solimões e Madeira permanecem com os rios em vazante.
De acordo com o combate às queimadas, do mês de junho até 6 de novembro, mais de 24 mil incêndios foram combatidos pelos agentes dos Corpos de Bombeiros, brigadistas e Força Nacional, sendo 19,8 mil no interior do Amazonas. Em paralelo, 24,4 mil focos de calor foram contabilizados, 70% em áreas federais.
O governador destacou que este ano, a população da capital Manaus sofreu menos com a questão da fumaça do que em 2023. Lima disse:
“Esse ano, principalmente aqui em Manaus, reduzimos muito a questão da fumaça. Ano passado tivemos momentos difíceis com relação à qualidade do ar, o que não se repetiu em 2024.
Quanto à previsão das chuvas para os próximos três meses, ela está abaixo da normalidade, do que é comum para este período. Estamos na torcida para que esse quadro melhores, e tempo, clima, é previsão. Pode ser que isso se concretize, pode ser que chova mais. A gente torce para que chova e os rios voltem à sua normalidade”.
Veja abaixo:
"Este ano, em Manaus reduzimos muito a questão da fumaça", diz Wilson Lima em balanço das ações de estiagem pic.twitter.com/hMHrRTxqY8
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 11, 2024