O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta segunda-feira (11/11), uma força-tarefa preventiva integrada pelas secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp), para minimizar os impactos que possam ser causados pelas chuvas durante o inverno na capital amazonense.
Entre as ações, David destacou a implantação de ecobarreiras nos igarapés da cidade para impedir que o lixo descartado inadequadamente chegasse ao rio Negro.
“Os servidores da Semulsp ganharam uma notoriedade, as ecobarreiras trouxeram essa condição. Vejam a quantidade de lixo que nós conseguimos segurar com as ecobarreiras. Essa é a maior ação ambiental da história da nossa cidade”, afirmou.
📌'Estamos sofrendo com alagamentos devido ao descarte inadequado de lixo', afirma prefeito de Manaus pic.twitter.com/Og21cUPYlG
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 11, 2024
Leia mais:
Parte de ecobarreira é roubada de igarapé em Manaus; vídeo
Professor é investigado por produzir vídeos de sexo com aluna menor de idade no DF
“Muito do que nós estamos sofrendo com relação ao alagamento é em função do descarte inadequado dos resíduos sólidos, do que nós temos aqui; o lixo”, disse o prefeito.
Além das ecobarreiras, David Almeida também anunciou que vai intensificar as campanhas de conscientização nas redes sociais, TV, Rádio e também nas escolas sobre o descarte dos lixos nas ruas.
Além das frentes de trabalho como desobstrução de galerias e bueiros, dragagens de igarapés na capital, entre outros serviços emergenciais.
*colaboração de Lara Tavares