27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ministério Público identifica delegacias e policiais suspeitos de ligação com morte de delator do PCC

Publicado em:

- Anúncio -

Integrantes do Ministério Público de São Paulo (MPSP)  afirmaram, nesta segunda-feira (11/11), já terem identificado as delegacias onde possivelmente estão lotados os policiais suspeitos de participarem do assassinato do empresário Antonio Vinicius Gritzbach no aeroporto de Guarulhos. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

Os agentes estariam lotados em duas delegacias do bairro do Tatuapé, na zona Leste de São Paulo, e em duas delegacias especializadas: o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Gritzbach teria apontado em seu acordo de delação premiada que essas delegacias teriam atuado em algumas situações em benefício da facção criminosa PCC.


Leia mais:

Delator do PCC executado no Aeroporto de Guarulhos levava na bagagem mais de R$ 1 milhão em jóias

Veja trechos da delação do empresário executado no Aeroporto de Guarulhos


O Ministério Público de São Paulo iniciou uma força-tarefa com a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, a Corregedoria da Polícia e órgãos de inteligência para tentar identificar os suspeitos no aparato estatal não só do assassinato como também de envolvimento com o PCC.

O MP também pedirá, na manhã desta segunda-feira, a rescisão do acordo de colaboração premiada em razão da morte do empresário e a autorização judicial para que as provas que ele ofereceu possam ser utilizadas nas investigações.

Entenda o crime

Gritzbach voltava de Alagoas rumo a São Paulo e desembarcou no aeroporto de Guarulhos após voltar de uma viagem com a namorada e o motorista particular dele na tarde de sexta-feira (8). A segurança dele era feita por quatro policiais militares contratados pelo próprio empresário.

O transporte dele era feito por uma escolta de dois veículos. Um dos carros apresentou uma falha e foi deixado em um posto de combustível sem acessar a área de desembarque. A investigação irá apurar se houve mesmo falha mecânica ou se episódio pode estar relacionado com o crime.

Assim que deixou o saguão do aeroporto, o empresário foi assassinado por dois homens encapuzados com fuzis. Os atiradores entraram em um Gol preto e fugiram do local.

Gritzbach foi atingido por 10 tiros e morreu na hora. Os disparos acabaram atingindo outras pessoas, que não tinham ligação com o empresário, incluindo o motorista de aplicativo Celso Araújo de Novais, que acabou falecendo na noite de sábado (9).

O veículo que teria sido no crime foi abandonado nas imediações do aeroporto ainda na sexta-feira (8). Dentro dele, havia munição de fuzil e um colete à prova de balas.

Os policiais militares que faziam a escolta de Gritzbach prestaram depoimento à polícia. Eles tiveram os celulares apreendidos e foram afastados de suas funções.

O empresário era ameaçado pela facção criminosa PCC e já tinha escapado de um atentado no Natal de 2023. O Ministério Público acusou Gritzbach e o policial penal David Moreira da Silva, 38, pelos assassinatos de dois membros do PCC. O empresário também teria embolsado cerca de R$ 40 milhões da facção.

A polícia investiga se a vítima foi assassinada a mando do PCC. Mas também não descarta outras possibilidades, como queima de arquivo, já que ele havia assinado acordo de delação premiada e tinha vários agentes públicos como inimigos, a quem disse ter pago altos valores em propinas.

*Com informações de CNN Brasil

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -