O governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou nesta segunda-feira (30) que as festas de São João, que começariam nesta quarta-feira (1º), estão adiadas. O comunicado foi feito após a confirmação de dois mortos, 2.576 desabrigados e 15.542 desalojados devido às chuvas no estado.
“Tomamos a decisão de adiar o São João, que iniciaria no dia 1º de junho, até o dia 4. Fui informado pelo coordenador da Defesa Civil, pelo comandante do Corpo de Bombeiros e o secretário da Semarh que teremos fortes chuvas até o dia 4″, disse o governador.
Veja também:
Sobe para 56 o número de mortos pelas chuvas em Pernambuco
“Aqui nos preocupamos com vidas, com pessoas. Temos milhares de desabrigados e desalojados. Temos que focar todos os nossos esforços e energia para cuidar destas pessoas. Depois do dia 4, iremos analisar o clima, a previsão e o que vai acontecer.”
Fortes chuvas atingem o estado desde a última semana, quando começaram a ser registrados inundações, desabamentos de casas e deslizamentos de barreiras. Ao menos 33 cidades foram gravemente afetadas pelas chuvas.
Somente na capital, Maceió, 574 pessoas estão desabrigadas. O município mais afetado foi Penedo, com 7.502 desabrigados ou desalojados.
A primeira morte aconteceu na última semana, quando uma pessoa afogou-se na inundação na cidade de São Miguel dos Campos. O segundo caso ocorreu nesta segunda. Um deslizamento atingiu uma casa e matou um idoso em Coruripe, litoral sul do estado.
*Via Metrópoles