A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM) anunciou hoje (30) o lançamento do Dia Livre de Impostos, que acontece na quinta-feira (2) em dois shopping centers da capital e lojas, cafés, lanchonetes, restaurantes e até pet shops. A inclusão de estabelecimentos fora dos centros de compras é a novidade da campanha deste ano, que também será realizada em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), aproveitando a alta temporada dos bois-bumbás.
Os descontos nos produtos variam entre 20% e 80%. Segundo Victor Gonzales, coordenador da CDL Jovem Manaus, a finalidade do Dia Livre de Impostos é conscientizar os consumidores a respeito da alta carga tributária brasileira e da falta de investimentos desses recursos em serviços públicos como saúde e educação.
Leia mais:
“Vamos mostrar a quantidade de impostos que pagamos e como nossa vida seria mais fácil sem uma carga tributária tão elevada“, explicou Gonzales. A CDL espera que, neste ano, a ação mobilize cerca de 500 mil consumidores – a alta expectativa deve-se à demanda represada nos dois anos de pandemia.
Uma das principais “atrações” da campanha será a redução de R$ 5,89 no preço do litro da gasolina vendida por um posto localizado na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul. Para facilitar a pesquisa de promoções, a CDLM vai disponibilizar o aplicativo Reszon, que fornece a localização em tempo real dos estabelecimentos que participarão da campanha.
“Para nós, o mais importante é o protesto. O imposto diminuído da conta do consumidor será pago integralmente pelo empresário“, destacou Ezra Azury Benzion, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM).