Na tarde de segunda (4/11), ocorreu a cerimônia de reinauguração do voo Manaus-Lisboa no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O governador Wilson Lima destacou durante a solenidade o incentivo do Estado para ampliar a malha de voos internacionais tendo Manaus como rota. Este é o sexto voo internacional que começou a operar na atual gestão.
Lima disse:
“Um voo como esse abre possibilidades muito grandes para a questão do turismo, não só para os europeus que vão usar Portugal como essa ponte para poder chegar à Amazônia, mas, também, os brasileiros que vão usar Manaus como ponto de apoio. Nós também vislumbramos a possibilidade de poder exportar alguns dos produtos nossos que são fabricados na Zona Franca de Manaus”.
O voo será operado pela companhia TAP Air Portugal. A rota Manaus-Lisboa estava paralisada desde 2016 e, na ocasião, também era executada pela companhia aérea portuguesa.
Segundo levantamento da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a expectativa com a retomada do voo é de um acréscimo de 15% no fluxo de turistas internacionais, facilitando o deslocamento de estrangeiros para o Amazonas.
Leia mais:
Justiça arquiva inquérito que investigava morte do cão Joca em voo da Gol; entenda
Após pane em voo no México, Lula comprará novos aviões para o governo federal
O voo terá capacidade para 154 passageiros e duração de 11 horas e 45 minutos, considerado o fuso horário de Portugal, realizando uma escala em Belém, no Pará. A rota Manaus-Lisboa terá frequência de três vezes na semana, às segundas, quartas e sextas-feiras.
O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, também esteve presente na cerimônia e comentou a importância do voo para firmar as relações entre Portugal e o Brasil. Ele disse:
“Nas minhas primeiras viagens pelo Brasil vim a Manaus, em 2021, e uma pauta das mais importantes era essa retomada da TAP aqui na cidade. Estou assistindo mais uma conexão forte da TAP que não é apenas uma conexão entre Portugal e o Brasil, mas o reforço dos laços entre os países e entre os povos”.