O empresário Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou durante visita ao Brasil nesta sexta-feira (20), o lançamento da rede Starlink para 19 mil escolas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia. O bilionário se encontrou hoje com o presidente Jair Bolsonaro (PL). O dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, também participaram da reunião.
A internet da Starlink funciona, segundo o site da empresa, por meio do envio de informação ao vácuo do espaço, “onde ela viaja muito mais rapidamente do que em cabos de fibra óptica e pode alcançar pessoas e locais muito mais distantes”. O serviço disponibiliza velocidades de download entre 100 Mb/s e 200 Mb/s, e latência de até 20 ms na maioria dos locais.
“A Starlink é idealmente adequada para áreas onde a conectividade não tenha confiabilidade ou que seja completamente indisponível”, acrescenta a companhia.
Leia mais:
Em discurso ao lado de Musk, Bolsonaro criticou pessoas que afirmam que o território amazônico não é preservado e apostou que a parceria com o bilionário ajudará a divulgar ao mundo o bioma brasileiro como símbolo de preservação.
“A Amazônia para nós é muito importante. Sempre quando a gente fala em João 8:32 [passagem bíblica], sobre conhecer a verdade e ela nos libertar, nós defendemos, precisamos e contamos com o Elon Musk, para que a Amazônia seja conhecida no mundo todo”, disse Bolsonaro, em transmissão ao vivo no Facebook.
Via Metrópoles