Nesta quinta-feira (19), a Fifa anunciou a lista dos 129 árbitros que atuarão nas partidas da Copa do Mundo do Catar, entre novembro e dezembro deste ano. Dentre os anunciados estão sete árbitros brasileiros, sendo a catarinense Neuza Inês Back, a primeira mulher brasileira a atuar na competição.
Além de Neuza, que atuará como assistente, figuram na lista de brasileiros os juízes principais Wilton Pereira e Raphael Claus, além dos assistentes Bruno Pires, Bruno Boschilia, Danilo Manis e Rodrigo Figueiredo. A Fifa não divulgou em quais partidas eles atuarão.
Veja também:
Torcedor PcD’s têm acesso gratuito ao jogo entre Guarani e Vasco na Arena da Amazônia
Na lista dos 129 profissionais escalados pela Fifa, há 36 árbitros, 69 árbitros assistentes e 24 árbitros de vídeo. O Brasil, ao lado da Argentina, são os países com o maior número de árbitros escolhidos para esta edição da Copa do Mundo.
O número de representantes brasileiros é também o maior já registrado na história da arbitragem nacional. De acordo com Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, isso reforça a qualidade dos profissionais que atuam no país.
“A confiança da FIFA nos dá muito orgulho e confiança para seguirmos trabalhando. Sabemos o tamanho da responsabilidade que nos foi entregue, mas estaremos prontos para atuar no mais alto nível possível, não só na Copa do Mundo, como em nossas competições”, afirmou Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.
Todos os 129 escalados pela Fifa passarão por atividades preparatórias como seminários, análise de vídeos e aulas práticas, tudo com o intuito de padronizar a atuação dos profissionais durante a competição.
A Copa do Mundo do Catar acontece entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. O Brasil faz sua estreia na competição no dia 24 de novembro contra a Sérvia.