As Pessoas com Deficiência (PcD’s) terão acesso gratuito à Arena da Amazônia, na noite desta quinta-feira (19), para o jogo entre Guarani e Vasco da Gama, pela Série B do Brasileirão, conforme prevê a Lei Nº 241/2015. A norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante da PcD pague 50% do valor do ingresso cobrado.
Leia mais:
Bia Ferreira vence e garante vaga na final do Mundial de Boxe
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara aprovou em 2015 o projeto de lei (PL nº 1420/15) que garante a gratuidade de entrada em eventos culturais e esportivos para pessoas com deficiência e o seu acompanhante. O autor da proposta, deputado Ricardo Izar (PSD de São Paulo), argumentou que o projeto fortalece a cidadania das pessoas com deficiência e contribui para criar uma sociedade mais integrada.
Os PcDs terão acesso gratuito ao jogo da Série B, desde que apresentem nas catracas de entrada o RG/CNH, mais um dos seguintes documentos que atestem a deficiência: Passe Livre, Passe Legal, laudo médico ou as carteirinhas emitidas pelas associações dos segmentos, tais como a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O acompanhante da PcD precisa comprar o ingresso na Arena Amadeu Teixeira, localizada no bairro de Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
A partida será disputada em Manaus. O mando de campo é dos paulistas, mas os vascaínos serão maioria na Arena Amazônia.
Segundo organizadores do evento, mais 30 mil ingressos já foram vendidos. A capacidade total do estádio é de 44 mil.