O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (03/11), teve uma questão sobre a rivalidade dos bois Garantido e Caprichoso durante o Festival de Parintins, no Amazonas.
A questão cobrou interpretação sobre a cultura popular e comparou a competição dos bois-bumbás com o esporte.
Leia mais
Tema da redação do Enem de 2024 aborda valorização da herança africana no Brasil
Primeiro dia de provas do Enem acontece neste domingo (3/11)
“O festival folclórico de Parintins, no Amazonas, anunciou que o Boi Caprichoso levou, em 2018, seu 23º título — contra 31 do adversário Boi Garantido. Desde o fim do evento que não para de cantar duas músicas que aprendi no Bumbódromo (arena onde ocorre o espetáculo). Revezou entre “meu amor, eu sou feliz, ééé azul o meu país”, obviamente do boi azul, o Caprichoso; e “vermelhou o curral, a ideologia avermelhou”, do boi vermelho, o Garantido. Esse revezamento seria proibido em Parintins, cidade tão dividida entre as torcidas dos bois Caprichoso e Garantido que não seria errado dizer que as pessoas se identificam, mas esses são vistos com certo desdém”.
“A apropriação de elementos como rivalidade, competitividade, torcida e gritos de guerra pelo festival de Parintins evidencia a”. Segundo a correção preliminar da prova, a alternativa correta está na letra D, que indica a ‘aproximação da manifestação folclórica com o esporte’.