Uma estudante que se despiu no Irã em sinal de protesto contra o assédio de milicianos da Guarda Revolucionária foi presa, de acordo com informações de grupos ativistas nas redes sociais. A jovem que não teve a identidade revelada, estudante da Universidade Azad de Teerã, era assediada por membros da milícia Basij, segundo esses ativistas.
Em sinal de protesto, ela se despiu em frente à universidade e caminhou pelas ruas apenas de roupas íntimas, de acordo com um vídeo publicado primeiramente pelo site estudantil iraniano Amir Kabir.
O vídeo foi compartilhado por diversos sites em persa, incluindo o site Dadban, do grupo de defesa dos direitos humanos Hengaw e o portal de notícias Iran Wire.
Acompanhe:
📌Jovem iraniana é presa após se d3spir publicamente em sinal de protesto pic.twitter.com/H5L2n1KiRn
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 2, 2024
Saiba mais:
Caso Clisia: marido que matou amazonense em SP usava ketamina, diz irmã da vítima
Caso Clisia: Engenheiro teria envenenado Clisia antes de jogá-la da ponte, afirma irmã
O vídeo parece ter sido filmado por moradores de um prédio próximo. Segundo o site Amir Kabir, a estudante foi agredida durante a prisão.
Outras informações circulam em sites da região informando que a jovem usava roupas “inapropriadas” em sala de aula e se “despiu” após ser advertida pelos agentes de segurança.
A lei islâmica no Irã impõe um rígido código de vestimenta para as mulheres, obrigando-as a usar véu e roupas folgadas que disfarcem as formas do corpo.
*Com informações de O Globo.