O Instituto Pontual Pesquisas antecipou à equipe de reportagem da Rede Onda Digital, que na próxima semana publicará um levantamento mostrando o primeiro cenário para o Governo do Amazonas.
A análise vai abordar como os eleitores qualificam o atual governador, e também nomes de possíveis candidatos, e quem o eleitorado gostaria no comandando do Estado.
Além disso, nos próximos dias, outro levantamento também será divulgado envolvendo a aptidão dos eleitores para Presidência da República. Uma nova abordagem para qualificar como o atual presidente Lula (PT) vem sendo “visto” e nomes cogitados.
Para o CEO do Instituto Pontual e analista político, Eric Barbosa, os resultados das urnas nessas eleições municipais trazem fatores que podem impactar os cenários para 2026 e também demostra uma “readequação política”, com o fortalecimento ou enfraquecimento de determinadas lideranças e partidos
“A capital amazonense tem sido um laboratório para análise das pesquisas eleitorais, visto que em todos os pleitos, provavelmente, nós temos um percentual de eleitores bolsonaristas que não são identificados nas pesquisas e para isso, a pesquisa vai mostrando um cenário cheio de possibilidades para 2026”, explicou Eric Barbosa, CEO do Instituto Pontual.
E como será a corrida eleitoral em 2026? Os eleitores terão que escolher novo presidente, governadores, deputados e senadores.
“Será necessário e primordial que a direita se reorganize e a esquerda se reinvente, principalmente em âmbito nacional. Através das pesquisas, cenário pode se movimentar de maneira favorável para um ou outro, ou para nenhum, surgindo uma preferência para um terceiro partido como última opção com a proximidade da corrida eleitoral”, dispara Barbosa.
Saiba mais:
Renato Júnior volta para Seminf, anuncia David Almeida
Instituto cravou vitória de David
Na pesquisa de Boca de Urna sobre o 2º turno para a Prefeitura de Manaus, a Pontual Pesquisas cravou o resultado, apontando a vitória de David Almeida, candidato à reeleição para prefeito de Manaus, com 55% dos votos válidos, contra 45% de Capitão Alberto Neto (PL). A pesquisa foi realizada com mil eleitores em 72 escolas estratégicas da capital amazonense.
O resultado oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou 54,60% para David Almeida e 45,40% para Alberto Neto.
Veja a comparação: