As enchentes repentinas que atingiram a região da província de Valência, na Espanha, entre terça e esta quarta-feira (30/10), já deixaram mais de 70 mortos e um rastro de destruição. Uma das imagens mais dramáticas está sendo compartilhada nas redes: Uma mulher foi resgatada de helicóptero com um cachorro no colo em uma enchente em Utiel, município de Valência.
Veja abaixo:
Nas imagens, uma mulher aparece se recusando a abandonar seu cachorro em meio à forte correnteza e só aceita ser resgatada ao lado dele. A cena mostra a mulher segurando o cão nos braços e uma bolsa, enquanto é alcançada por um membro do Corpo de Bombeiros.
Leia mais:
Governo estuda criação do Conselho Nacional de Segurança Climática, afirma Marina Silva
VÍDEO: Família é arrastada por enchente na Índia
A enchente, a pior em décadas no país europeu, foi provocada por chuvas torrenciais que atingiram a região desde terça (29). A cidade de Valência, a terceira maior cidade da Espanha, foi muito afetada, principalmente a região sul.
Vários municípios ao redor da cidade foram afetados, e em alguns deles, como Turís e Utiel, choveu o esperado para o ano inteiro.
A agência meteorológica estatal espanhola (Aemet) declarou alerta vermelho em Valência. As tempestades devem continuar até quinta-feira (31), de acordo com o serviço meteorológico nacional da Espanha.
O presidente Lula (PT) prestou solidariedade ao povo espanhol e pediu por união para enfrentar as mudanças climáticas. Em post no X, ele escreveu:
“As imagens das chuvas na Espanha causam espanto e nos unem em solidariedade aos espanhóis. Até o momento, mais de 60 pessoas morreram após as enchentes no sul e leste da Espanha. Os efeitos da crise climática são devastadores e têm atingido o Brasil e outros países. Precisamos de mais unidade nas ações entre os países do mundo para frear seu avanço”.
*Com informações de G1 e O Liberal