O governador do Amazonas, Wilson Lima regulamentou o auxílio para atender famílias que foram prejudicadas por algum tipo de desastre natural tecnológico no estado como por exemplo cheias do rio.
O auxílio desastre será no valor de R$300 em parcela única para famílias que residem em áreas diretamente atingidas ou em situações de emergência ou calamidade pública.
O decreto foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Estado. A primeira cidade do Amazonas que será beneficiada com auxílio será Parintins, que no mês de abril foi atingida por uma forte chuva que alagou residências e desabrigou mais de 1000 famílias.
No município de Itacoatiara os trabalhos foram reforçados por conta do de diversos problemas ocasionados pelo temporal que deixou 800 famílias em situação de alongamento. Wilson Lima vistoriou a cidade e determinou a entrega de sexta básicas para as famílias atingidas além de repassar 1,1 milhão de reais para ajudar na recuperação do local dos estragos ocasionados pela chuva.
Quem tem direito
Tem direito ao auxílio desastre todo a população que morar dentro de alguma área afetada ou que o município esteja em estado de emergência ou situação de calamidade pública com o decreto homologado pela defesa Civil.
A renda familiar deve ser de pelo 2 salários mínimos limitados a um contemplado por núcleo familiar.