27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Cármen Lúcia diz que TSE fará pesquisa sobre motivos de número alto de abstenções nas eleições

Publicado em:

- Anúncio -

A Justiça Eleitoral fará uma pesquisa para descobrir as causas do número alto de abstenções nas eleições deste ano e tentar reduzir o não comparecimento nas próximas eleições, em 2026, disse na noite de domingo (27/10) a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. O segundo turno das eleições municipais foi realizado em 51 cidades brasileiras neste final de semana, e as ausências subiram de 21,68% no primeiro turno para 29,26% no segundo.

Lúcia disse, ao fazer o balanço do segundo turno das eleições:

“Há um aumento de abstenção no segundo turno. Tivemos casos climáticos, outros problemas. Vamos verificar e ver o que podemos aperfeiçoar. Vamos ter que apurar em cada local e trabalhar com os dados”.

Segundo a ministra, o TSE fará uma pesquisa com os Tribunais Regionais Eleitorais para identificar os principais entraves ao comparecimento de eleitores em cada localidade. Ela prometeu apresentar um relatório antes da diplomação dos candidatos eleitos, em dezembro.


Leia mais:

“A verdade venceu a mentira”, comemora David Almeida ao ser reeleito prefeito de Manaus

David Almeida foi o mais votado em 11 das 13 zonas eleitorais de Manaus; confira os dados


Tradicionalmente, um segundo turno sempre registra maior abstenção do que o primeiro, principalmente por causa de eleitores descontentes com os dois candidatos. As eleições de 2024 registraram o segundo maior volume de ausências da história, só perdendo para 2020, no época da pandemia de covid-19, quando 23,2% deixaram de votar no primeiro turno e 29,5% no segundo turno.

Lúcia citou o caso do Amazonas especificamente:

“No Amazonas, onde tínhamos uma preocupação em relação à estiagem, tivemos o menor índice de abstenção do que a gente tinha apurado [na média nacional]. Ali funcionou esse recado dado [pela Justiça Eleitoral] talvez porque a nossa preocupação fosse maior”.

Apesar da preocupação do TSE com municípios afetados pela seca, a abstenção no Amazonas ficou menor que na média nacional. Única cidade a ter segundo turno no estado, a capital Manaus registrou 23,61% de abstenções no segundo turno, contra 19,94% no primeiro turno deste ano e 22,23% no segundo turno de 2020.

*Com informações de Agência Brasil

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -