A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) para o segundo turno das eleições à Prefeitura de Manaus, neste domingo (27/10), é reduzir mais o índice de abstenção nas urnas. Nesta sexta-feira (25), o presidente da Corte eleitoral, desembargador João Simões, afirmou em coletiva de imprensa que o número de eleitores ausentes nas cabines de votação no primeiro turno, no dia 6 deste mês, foi um dos menores dos últimos pleitos na capital amazonense.
“Tivemos o menor índice de abstenção no primeiro turno das últimas eleições, em torno de 18% e esperamos reduzir isso no domingo”, afirmou Simões.
Mesmo com o feriado prolongado em Manaus devido ao aniversário da cidade, na quinta-feira (24), e a chegada do final de semana, o presidente do TRE-AM acredita que mais pessoas comparecerão às zonas eleitorais para votar. A disputa neste segundo turno está entre o atual prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL).
“Todo o nosso trabalho tem o objetivo de fazer com que o eleitor vote com segurança e na melhor condição”, garantiu João Simões.
Leia mais:
Pesquisa Action reafirma empate técnico entre David e Alberto Neto; brancos e nulos crescem
Eleições 2024 – Manaus tem 1,3 milhão de eleitores aptos a votar com biometria
O presidente do TRE-AM lembrou que o horário da votação na capital será das 7h às 16h e que a Lei Seca vai vigorar das 6h às 18h de domingo. O desembargador João Simões também alertou que a Corte está atenta para que não aconteça a poluição de “santinhos” nas proximidades dos locais de votação e outros crimes eleitorais.
“O sistema de segurança com câmeras e equipes estará pronto para atuar nessa situação”, declarou.
*Com informações da assessoria