Nesta segunda-feira (2), o governo da Alemanha anunciou a lista de países convidados para a próxima cúpula do G7, evento que reúne anualmente líderes das principais economias do mundo e de países em desenvolvimento. Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil ficou de fora da cúpula, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho.
Segundo o governo alemão, responsável pela presidência do G7 este ano, estão convidados para o encontro autoridades de Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia, que se juntarão a representantes do Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e a anfitriã Alemanha.
Veja mais:
Rússia pede apoio do Brasil para permanecer no FMI e Banco Mundial
Bolsonaro acaba com competitividade de ZFM após publicação de novo decreto
A ausência do Brasil não é novidade. Em 2019, durante o encontro promovido pela França, não houve convite a representantes brasileiros.
Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro revelou a expectativa do país integrar a cúpula, que naquele ano seria presidida pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aliado de Bolsonaro. Porém, devido a pandemia da Covid-19, o evento foi cancelado.
Já em 2021, o Brasil também ficou de fora do evento, realizado no Reino Unido. Na ocasião, foram convidados Austrália, Índia, África do Sul e Coreia do Sul.
Este ano, o encontro traz como tema “Progresso na direção de um mundo equitativo”, onde serão debatidas pautas voltadas a questões como sustentabilidade e política climática.