O 2° alerta de Cheias do Amazonas de 2022, do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), que aconteceu nesta sexta-feira (29), revelou que o Rio Negro pode chegar a cota de 29,80 metros.
Leia mais:
EXCLUSIVO| “Ministério da Economia não entende de Zona Franca”, diz Wilson Lima
A previsão não descarta a possibilidade que a cheia deste ano alcance a marca histórica de 2021 de 30,02 metros, mas a possibilidade é muito pequena.
Segundo o CPRM o panorama do Rio Negro é próximo do que foi observado em 2021 e a probabilidade de que a cota de inundação severa de 29 metros seja atingida é bem alta. Nesta sexta-feira (29), a cota é de 28,69 metros.
O alerta também apontou que Manacapuru deve atingir a cota de 20,35 metros, pois nesta sexta-feira (29) marca 19,20, e Itacoatiara 15,05 metros, com a cota atual em 14,48 metros.
O secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, coronel Fernando Júnior, informou que alerta é importante para apontar para os órgãos competentes até onde o Rio Negro pode chegar e confirmar o plano de contingência para identificar os bairro que devem ser afetados em Manaus.
“Cerca de 4 mil a 4,5 mil famílias podem ser afetadas pela cheia e o nosso trabalho continua com a instalação de pontes e o cadastro dessas pessoas. Agora com a cota severa chegando daremos resposta no atendimento das famílias afetadas pela cheia. Temos 19 bairros na cidade que podem ser atingidos”, afirmou Fernando Júnior.
O mas tem poucas chances de alcançar a marca histórica do ano passado, em que a cota registrada foi de 30,02 metros.