Em evento da Receita Federal nesta quarta, 27, o ministro da Economia Paulo Guedes reforçou o compromisso da equipe econômica de reduzir alíquotas de impostos, e voltou a falar sobre o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), prometendo ampliar a redução já prometida no decreto recente.
Guedes afirmou:
“A redução dos impostos indiretos, que são regressivos e incidem de forma perversa sobre os mais frágeis. Por exemplo, reduzimos em 25% e vamos para mais uma rodada baixando em 35% a queda do IPI, sobre produtos industrializados”.
Leia mais:
“Devemos ser mais contundentes”, afirma Vanessa Grazziotin sobre medidas contra redução do IPI
Mendonça é sorteado relator de pedido contra o decreto do IPI
Em fevereiro, a equipe econômica prometeu corte de 25% no IPI, medida que gerou oposição pelos parlamentares do Amazonas em virtude da falta de isenção dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus. Empresas que operam na região, hoje isentas de pagar IPI, alegam que o corte do tributo vai prejudicar a competição e a atratividade da produção industrial na ZFM.
Na semana passada, o governo do Amazonas apresentou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a prorrogação, por tempo indeterminado, do decreto que reduz a alíquota do IPI estabelecido pelo governo federal.