A disputa entre o governo federal e o governo do Amazonas sobre o decreto que prevê a redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) terá um novo capítulo nesta quarta-feira (27). Em reunião que acontece hoje à tarde em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Wilson Lima (UB) vão tratar da medida que põe em risco a competitividade dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM).
O encontro (restrito) entre os chefes do Executivo foi viabilizado pelo pré-candidato ao Senado, coronel Alfredo Menezes (PL). De acordo com a assessoria do ex-titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (ZFM), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), não foi convidado por ter feito “declaração caluniosa de que o governo federal não investiu na cidade de Manaus“.
Leia mais:
Nesta quarta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou durante seminário realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Receita Federal, que vai aumentar a alíquota do desconto do IPI para 35%. O índice representa acréscimo de dois pontos percentuais ao valor anunciado por Guedes em março, um mês depois da publicação do primeiro decreto.
Via assessoria