25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Anvisa suspende venda e propaganda de “chips da beleza”

Publicado em:

- Anúncio -

A Anvisa decidiu suspender a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos como “chips da beleza”, vendidos por farmácias de manipulação em todo o Brasil.

A medida foi tomada em caráter preventivo após denúncias de entidades médicas, como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, que relataram um aumento de pacientes com complicações decorrentes do uso desses implantes. Segundo a agência, algumas dessas substâncias não possuem avaliação de segurança para serem utilizadas de forma implantável.

Desde o ano passado, o Conselho Federal de Medicina já havia proibido a prescrição de terapias hormonais para fins estéticos, como ganho de massa muscular e melhora de desempenho esportivo.


Leia mais:

Mulher que ficou pendurada em janela de prédio está hospitalizada

VÍDEO: Na Paraíba, homem é preso após dar bebida e maconha a macaco sagui


Os “chips da beleza” são implantes largamente usados como estratégia para emagrecimento, tratamento da menopausa, antienvelhecimento, redução da gordura corporal, aumento da libido e da massa muscular. Segundo especialistas, eles podem conter inúmeras substâncias, embora normalmente sejam compostos por testosterona ou por gestrinona, um progestágeno com efeito androgênico. Combinações contendo estradiol, oxandrolona, metformina, ocitocina, outros hormônios e NADH também são produzidas. Entidades médicas vinham alertando as autoridades sanitárias contra o uso abusivo desses implantes.

Com a nova resolução, a Anvisa pede aos pacientes que fazem uso destes produtos a procurarem seus médicos para orientação em relação ao tratamento. Qualquer paciente que venha a ter reações pelo uso deste tipo de produto, deve fazer uma notificação ao órgão. Os chips da beleza nunca foram submetidos à avaliação da Anvisa.

*Com informações Agência Brasil

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
- Anúncio -