Na noite de quinta (17/10), a historiadora e cantora Tertuliana Lustosa subiu em uma mesa em uma sala de aula, rebolou ao som de uma música de teor sexual e mostrou os glúteos durante a apresentação de um seminário na UFMA (Universidade Federal do Maranhão). O vídeo da apresentação está causando polêmica nas redes sociais.
Tertuliana é vocalista da banda “A Travestis”. Na gravação, divulgada por ela mesma, a cantora aparece conduzindo o evento “Gênero para além das fronteiras”, em uma mesa-redonda sobre “Dissidências de Gênero e Sexualidade”. O seminário foi organizado pelo Gaep (Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política), da UFMA.
Nas imagens, ela canta música com letra erótica. “Vou te ensinar gostoso dando aula na sua p***. Aqui não tem nota nem recuperação. Não tem sofrimento, se aprende com tesão. De quatro. E c*, c*, c*.”. Ela então sobe na mesa e levanta o seu vestido.
Veja o vídeo abaixo:
Leia mais:
CHOCANTE: Casal é flagrado fazendo sexo em cachoeira em Presidente Figueiredo; Assista
Cenas de sexo explícito são transmitidas em TV de unidade de saúde no Rio de Janeiro
Tertuliana tem 26,9 mil seguidores no Instagram. No ano passado, ela se envolveu em polêmica semelhante, quando dançou e rebolou dentro de uma sala de aula da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).
Ela também é escritora, formada em história da arte e propõe uma metodologia pedagógica diferenciada. Em seu programa, ela possui uma aula intitulada “Educando com o c*”, na qual discute a ideia de que o corpo e o prazer podem ser potências pedagógicas e artísticas.
Desde a divulgação do vídeo, vários internautas se mostraram indignados com a cena, principalmente com o fato de ter ocorrido dentro do ambiente de uma universidade pública.
Após a repercussão do vídeo, a UFMA se manifestou por meio de comunicado, no qual afirma que está apurando o caso. A nota diz:
“A Universidade é um espaço plural e de diálogos, dedicado ao conhecimento, à diversidade de ideias e ao respeito mútuo. Por isso, entendemos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da academia, mas também ressaltamos a importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade.
Neste sentido, a UFMA informa que está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis, após o comprometimento de ouvir todas as vozes, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente”.
*Com informações de UOL e Metrópoles