A cheia deste ano, que instaurou estado de alerta em vários municípios do Amazonas, foi o tema dos pronunciamentos dos deputados Tony Medeiros (PSD) e Cabo Maciel (PL) em sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) desta terça-feira (26).
“O nível do rio Negro está acima de 18,60 metros. Há chances de enfrentarmos a maior enchente da história do estado“, afirmou Medeiros. Segundo o deputado, o alto índice de chuvas na região do Baixo Amazonas deve intensificar a subida da águas e o risco de pessoas desabrigadas.
“Parintins registrou 24 horas de chuvas ininterruptas. 1.300 pessoas ficaram desabrigadas. As águas invadem as casas junto com animais como cobras, aranhas e jacarés“, exemplificou o parlamentar, em referência ao temporal que começou no dia 2 de abril no município que, a exemplo de Coari, se encontra em estado de calamidade pública.
Leia mais:
Já o deputado Cabo Maciel solicitou que o governo do Amazonas intensifique o contato com as secretarias de defesa civil dos municípios para orientar e agilizar a entrega de alimentos e materiais de construção aos moradores.
“A necessidade da população não para. A ajuda deve ser enviada agora”, afirmou.