As campeãs do Carnaval 2022 no Rio de Janeiro e São Paulo serão definidas nesta terça-feira (26). Após dois anos longe da avenida em razão da pandemia de Covid-19, as agremiações começam as conhecer as notas dos quesitos a partir das 16h (horário de Brasília). Neste ano, a leitura das notas ocorre ao mesmo tempo nas duas cidades.
Veja também:
Menina tem perna amputada após acidente em desfile de Carnaval no RJ
Governo divulga ordem das escolas de samba para a Live Carnaval 2022
Na capital paulista, 14 escolas disputam o título. A Águia de Ouro, atual campeã do Carnaval, desponta como favorita ao bi-campeonato. No Rio de Janeiro, Grande Rio e Mangueira são apontadas como favoritas.
Em São Paulo, conforme sorteio na sede da Liga das Escolas de Samba, o quesito comissão de frente será utilizado no desempate. A leitura das notas seguirá da seguinte forma: harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, evolução, bateria, fantasia, alegoria, samba-enredo e comissão de frente.
A Liga de SP informou que Colorado do Brás e Acadêmicos do Tatuapé foram punidas com 0,5 ponto por fazerem merchandising e utilizar equipamentos proibidos durante os desfiles. Com a perda de pontos, as agremiações já começam a apuração lutando para não cair. São duas as escolas rebaixadas e duas do acesso que terão o direito de desfilar no Grupo Especial em 2023.
Já no Rio de Janeiro, são cinco jurados em cada um dos nove quesitos. A maior e a menor nota são descartadas. Um sorteio nesta terça-feira (26) ainda vai definir a ordem de leitura das notas e o quesito desempate.