Às vésperas das eleições presidenciais na França, pesquisas eleitorais apontam que o atual presidente, Emmanuel Macron, deve vencer a disputa contra a candidata de extrema-direita Marine Le Pen. Os resultados divulgados nesta sexta-feira (22) confirmam que a diferença de votos entre eles cresceu para cerca de 10%.
O Instituto Elabe aponta que o presidente centrista teria 55,5% dos votos e Le Pen, 44,5%. A pesquisa do Ifop-Fiducial revela números semelhantes: 55% para Macron e 45% para a direitista. Já a sondagem realizada pelo Ipsos indica uma distância ainda maior entre os dois: 57% dos votos para o atual presidente e 43% para sua concorrente.
Leia mais:
Eleições na França serão decididas em 2º turno entre Macron e Le Pen
Ucrânia apresenta documento para ingressar na União Europeia
O segundo turno da eleição presidencial francesa ocorre neste domingo, dia 24. Na última quarta, dia 20, foi realizado o único debate presidencial entre eles, no qual Macron acusou Le sua adversária de querer tirar a França da União Europeia e de ser aliada do presidente russo Vladimir Putin. Le Pen, por sua vez, acusou Macron de ser arrogante e de “não gostar da França”.
Macron é crítico aberto do presidente brasileiro Jair Bolsonaro e já fez diversas críticas ao desmatamento da Amazônia.
A eleição, segundo analistas, deve ser decidida pelos abstencionistas e eleitores de esquerda, cujo candidato Jean-Luc Mélenchon recebeu 22% dos votos no primeiro turno. Segundo pesquisa Ipsos/Sopra Steria, um terço dos eleitores de Mélenchon votará em Macron e 18% em Le Pen, mas metade não decidiu ainda o que fará.