As buscas pelos desaparecidos foram retomadas nesta quarta-feira (08/10), e chegam ao 3° dia, após o desmoronamento do Porto da Terra Preta, no município de Manacapuru, no interior do Amazonas.
De acordo com o Governo do Amazonas, duas pessoas estão desaparecidas, entre elas uma criança de 06 anos e outras dez pessoas tiveram ferimentos leves, oito receberam alta e duas seguem internadas no Hospital Regional Lázaro Reis.
Ainda sobre os desaparecidos, o delegado titular da Delegacia de Manacapuru, Mauro Soares, destacou os registros feitos na unidade policial e investigações do caso.
“Até o momento a gente recebeu duas notificações de desaparecimento de uma pessoa do sexo masculino de aproximadamente 36 anos, e uma menor do sexo feminino de 6 anos de idade”, disse o delegado.
Leia mais
Ministério Público vai investigar desmoronamento de porto em Manacapuru
Saiba onde e o que doar para ajudar famílias afetadas pela tragédia em Manacapuru
O secretário adjunto de Defesa Civil, coronel Clóvis, destacou o trabalho de monitoramento realizado pela secretaria durante o período de estiagem.
“Estamos nesse monitoramento não somente aqui em Manacapuru, mas em todo o estado. Já enviamos vários ofícios e recomendações para que atentem e coloquem em execução seus planos de contingência com relação a esse fenômeno de terra caída, que em decorrência das condições climáticas”, concluiu coronel Clóvis.
Após a notificação da Defesa Civil do Estado, cabe aos municípios a elaboração e execução do plano de contingência.
Saúde e assistência
Segundo a secretária adjunta de regionalização da SES, Rita Almeida, ainda na segunda-feira, nove pessoas foram levadas ao Hospital Regional Lázaro Reis, naquele município. Na manhã de hoje, uma décima vítima também compareceu ao hospital.
“A unidade hospitalar de Manacapuru, recebeu na data do sinistro, nove pacientes. E hoje (08/10) pela manhã, a unidade foi procurada por um senhor de 64 anos, que também estava no acidente, mas somente com escoriações leves, foi atendido e liberado. Então, no total nós tivemos dez pacientes admitidos na unidade hospitalar e, somente dois permanecem internados no momento”, disse a secretária adjunta da SES.