O candidato do Partido Liberal (PL) à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto, anunciou durante coletiva, nesta terça-feira (8/10), a nova aliança para o segundo turno, no dia 27 de outubro, quando enfrentará nas urnas o atual prefeito David Almeida (Avante).
A única novidade foi o apoio do deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), que ficou em 6º e penúltimo colocado no primeiro turno, no domingo (6/10), pelas eleições majoritárias na capital amazonense.
Conforme Barreto, a decisão de ajudar na campanha para o Poder Executivo de Alberto Neto e da vice Maria do Carmo Seffair, da coligação “Ordem e Progresso”, foi pela vontade de querer que Manaus “respire novos ares” na administração municipal. Ele afirmou que o maior desafio da gestão de Alberto Neto, caso eleito, será buscar o reequilíbrio das finanças da Prefeitura de Manaus.
Wilker Barreto prometeu que oferecerá as propostas do seu projeto de governo e que também disponibilizará a equipe de campanha dele para o agora ex-adversário de eleições.
“Nós estamos agora, Capitão Alberto [Neto], num momento decisivo da nossa cidade. Todos nós participamos de um pleito difícil. O pleito que se afunila agora em Manaus, daqui a poucos dias irá às urnas novamente exercer aquilo que é mais sagrado para um povo que é eleger seus governantes. E neste momento não existe espaço para aqueles que não se importam com Manaus. A minha decisão de caminhar com o Alberto e com a Maria do Carmo é tudo em função do que já acontece em Manaus. Manaus precisa respirar novos ares”, afirmou o deputado Wilker Barreto.
“De forma muito aberta, eu não faço política de forma pessoal, nós tivemos eu e o Alberto divergências de posicionamento, mas quando chega num ponto que Manaus tem que escolher entre dois nomes é inegável que Manaus precisa hoje caminhar na direção de uma prefeitura que volte a ser dos manauaras”, completou.
Líder da oposição na Aleam, o deputado estadual do Mobiliza revelou que a condição para apoiar a candidatura de Capitão Alberto Neto seria se o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), não entrasse no arco de alianças do candidato da direita bolsonarista no segundo turno.
Leia mais:
Wilker Barreto vota e relembra dificuldades na campanha: “Ausência de debates e entrevistas”
No comitê de campanha de Alberto Neto, no bairro São Jorge, zona Oeste da cidade, além da presença de Wilker Barreto, políticos e candidatos eleitos e derrotados, pela coligação “Ordem e Progresso”, reforçaram na coletiva o apoio à chapa da direita ao Poder Executivo. Em destaque, Sargento Salazar (PL), que foi o candidato a vereador à Câmara Municipal de Manaus (CMM) mais votado no pleito deste ano, com mais de 22 mil votos recebidos, e os vereadores Raiff Matos (PL) e Capitão Carpê (PL), ambos garantidos em mais um mandato à Casa Legislativa.
“Orgulhoso por ter sido escolhido pelo povo manauara por essa missão. E nós estamos encarando essa eleição como uma missão. Uma missão de transformar essa cidade e fazer a melhor administração da história de Manaus. A minha vice, a Professora Maria do Carmo, tem uma longa experiência em gestão privada e eu sou especialista em gestão pública, em segurança pública”, disse Alberto Neto.
Apesar de exaltar os princípios da direita e ser o candidato escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto garantiu que vai “governar para todos”, se vencer as eleições, independente da corrente ideológica.